terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Dia a dia - Conferência do Canadá: quem comanda a reconstrução do Haiti?

A conferência realizada ontem no Canadá, contando com cerca de 20 países, para decidir os rumos da “reconstrução” do Haiti, diz dar a seu próprio governo o comando de tal tarefa, ao tempo que a ONU será a coordenadora. Tamanha confusão levou a diversos questionamentos e dúvidas a respeito da resolução. Quem coordena afinal a reconstrução do Haiti? Porque tanta disputa internacional (EUA, Brasil, UE, ONU) para assumir a tarefa, tratando-se de um país arrasado e afundado na miséria?
Fato é que os EUA já contam com 20 mil soldados em terra haitiana ou em sua costa, a ONU já aprovou a duplicação de seus efetivos (movimento acompanhado ontem pelo Congresso brasileiro, que também dobrará suas forças soldadescas no país, como proposto por Lula-Amorim) e o Haiti já conta com a presença de homens armados de mais de 30 países (um mini-Afeganistão?!). Ao tempo que o governo Haitiano, desde a catástrofe natural-social do último dia 12, permanece no mais completo silêncio-inerte. De modo que só podemos responder que o comando da “reconstrução” do Haiti está nas mãos do imperialismo e seus fantoches.
E do porque de tanta disputa para guiar a nau haitiana, podemos dizer que se trata de um ponto geopolítico estratégico para o imperialismo. A busca pelo domínio do sub-continente, a América Central, por parte do imperialismo ianque, vem ganhando força com o golpe em Honduras no meio do ano passado, consolidado com a reacionária transição “democrática” na semana passada, o crescimento das forças de direita na Venezuela, que através da ALBA, estava ganhando espaço na AC, o isolamento da ilha de Cuba e agora contam também com a “reconstrução” do Haiti. Além do que a miserável mão-de-obra haitiana permite a extração de uma mais-valia absolutíssima.

Que os trabalhadores e oprimidos haitianos tomem para si a reconstrução do país!Fora imperialismo do Haiti e da América Latina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário