terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Haiti: Anatomia de uma maldição


Aurélio Alonso
Fonte: Rebelion

Acabei de ler uma declaração de um pastor evangelista de TV americano Pat Robertson, sobre o Haiti em que declarou que uma praga causada por "um pacto com o diabo ', supostamente selada em ritos de vodu" que teria precedido as revoltas de escravos que iniciou a revolução de 1791 na colônia francesa de Saint Domingue. A revolução que levou à primeira independência de nossa América, consumada em 1 de Janeiro de 1804, depois de uma batalha cruel contra os exércitos de Napoleão, é contada pela história como uma das mais altas derrotas de Bonaparte. Se alguma influência as loas do vodu tiveram não foi negativa.

Mas a maldição não veio do céu cristão, veio da Europa e dos vizinhos do norte e do Ocidente, ao qual não devemos sentir orgulho de pertencer. Foi o Ocidente que não poderia permitir estar em seus domínios uma república nascida de uma revolução de escravos negros e mulatos. É curioso que a intolerância veio principalmente da antiga metrópole: a França saída da primeira grande revolução social, que fechou com ferocidade a economia ao Haiti, além de forçar a nação haitiana a pagar indenizações impostas de forma arbitrária, que custaram mais de meio século cancelar.

Além disso, a jovem nação da América do Norte, nascida da independência das treze colônias britânicas, se associou à França ao bloqueio de sua ex-colônia. A nova experiência política dos EUA, admirada por muitos liberais europeus da época, manteve o sistema de trabalho escravo no centro da sua economia por mais de meio século, e o Haiti não se encaixava em seus arredores. Isto significa que os dois países representantes da mais avançada modernidade, não hesitaram em estrangular as vias de sobrevivência da primeira república a ser realmente emancipada na América colonial, que era ainda por cima negra.

Muitos anos depois, no início do século XX, no âmbito da sua expansão e poder na região, os Estados Unidos completaram o desafio no Haiti, com uma ocupação militar que durou quase trinta anos (1915-1934), deixando o país materialmente desolado e sob a ditadura da dinastia Duvalier. Paradoxos da História: o domínio colonial francês tinha trazido a São Domingos a opulência, enquanto o neocolonial EUA serviu para perpetuar a pobreza.

Tenho a tendência a pensar que o pacto com o diabo existe, mas que é aquele que desde o início do século XIX ocuparam a Casa Branca e do Palácio do Eliseu. E os banqueiros e empresários ricos e brancos em ambos os lados do Atlântico.

As massas haitianas, acabaram tão empobrecidas que ninguém pode acreditar que isso foi produto meramente da ditadura Duvalier em 1986.(...)

A superpopulação do Haiti,o esgotamento da terra e áreas desmatadas, com setenta e oito por cento de sua população abaixo da linha da pobreza, a produção per capita, que é inferior a US$ 400 por ano, classificado na posição 146 de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano calculado pela Organização das Nações Unidas, é a maldição do país cuja capital foi atingida com o brutal terremoto de 12 de Janeiro de 2010.

Os mortos no terremoto serão elevados, talvez impossível determinar com precisão. As vítimas que sobreviveram serão muito mais elevados. Mas as vítimas de dois séculos de opressão imperial é desconcertante. O panorama de Porto Príncipe é devastado pelo desastre do terremoto. Mas não devemos esquecer a imagem antes da tragédia foi também.

A tragédia causada pelo furacão Katrina em Nova Orleans em 2006, apresentou níveis de angústia mais alto que poderia sofrer o povo humilde de uma cidade do mais influente e poderoso país do planeta. Os sobreviventes do Katrina tiveram de limpar também a sua maldição. Se seguirmos esse precedente, o que se pode esperar dos haitianos vítimas desta catástrofe natural?

Agora temos de nos concentrar em salvar vidas. Onde É urgente para garantir alimentos para as vítimas. E quanto ao resto da população na pobreza, que também não dispõe de meios? É preciso responder a perda de alojamento para aqueles que ficaram sem abrigo. E o destino de centenas de milhares de pessoas que costumam dormir na rua? Quais serão as prioridades a serem reconstruídos?A reconstrução do palácio presidencial dos mais belos e emblemáticos edifícios da capital haitiana, ou dar casas para a população?

De onde é que os recursos sairão para resolver a restauração de Porto Príncipe? (..) E o mundo do capital transnacional? Como é que você faz Carlos Slim, William Gates, Warren Buffet, George Soros, Alvaro Noboa, Elliot Lawrence e outros magnatas? (..) E no Salão Oval, onde agora se senta um Afro-Americano, que faz com que se propague a idéia de que a discriminação foi superada, o que poderia fazer em relação a primeira república independente da América Latina, a única a ter sido forjada por negros e mulatos escravos que optaram por não seguir sendo oprimidos pelos colonizadores franceses?

Nenhum comentário:

Postar um comentário