terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dia a dia no Haiti


Dia a dia no Haiti

Hoje, 19/01 deve ser aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU o envio de mais 3.500 soldados para o Haiti, aumentando o efetivo das tropas de ocupação naquele país para 12.500. Já os Estados Unidos sozinho chegam a ocupar o país com 13.300 soldados, além dos seus helicópteros militares, porta aviões e demais arsenais militares. O Brasil diz estar pronto para dobrar sua força de ocupação no já oprimido e arrasado Haiti.

Ao contrário da dita “ajuda humanitária”, o EUA vem aumentando incessantemente seu controle, igualmente irrestrito, sobre o Haiti. O já antes simples fantoche e presidente daquele país René Préval, hoje sai completamente de cena e abre espaço para o governo direto do imperialismo.

Fora as tropas da ONU e do imperialismo do Haiti!
Solidariedade operária e popular com o oprimido povo haitiano!


E em São Paulo

Em 18 de janeiro aconteceu em São Paulo uma reunião para coordenar uma campanha de solidariedade com o povo haitiano. Participaram da reunião as mais diversas organizações: CUT, MST, Jubileu Sul, “Comitê pró-Haiti”, Marcha Mundial de Mulheres; PT; Cáritas, da igreja católica; PSOL, Pastoral Operária; PCB, Abong, Cebrasp, PCB; Conlutas e PSTU.

Teria um grande efeito se servisse para organizar uma campanha séria e imediata, não só de arrecadação de fundos para o povo haitiano, como também de organização de ações reais e denúncia da ocupação e chefiada por Lula ao Haiti. A tragédia mostrou cada vez mais como a “ajuda humanitária” dos capacetes azuis de pouco ou nada tem servido aos haitianos. Muito pelo contrário: vê-se que a MINUSTAH atua (e é vista) como tropa de ocupação. Apesar da maioria dos setores presentes na reunião ter se pronunciado formalmente pela retirada das tropas de ocupação do Haiti, a negativa de dar uma luta aberta contra a política de Lula tira todo seu caráter efetivo.

O SINTUSP e o CASS da PUC-SP defenderam abertamente a necessidade de desmascarar
a política consciente do governo Lula de utilizar a catástrofe para cobrir a ocupação com um viés humanitário, enquanto busca ampliar sua presença internacional de olho num assento permanente do Conselho de Segurança da ONU. Como concretização disso colocaram a necessidade de um ato urgente. Entretanto, a reunião indicou um ato para o dia 21...de março (!?). O que terá acontecido daqui até 21 de março?

Os haitianos precisam de nossa solidariedade agora! Além da arrecadação de fundos, é preciso acabar com a ocupação. O povo haitiano é cada vez mais reprimido, e agora além das tropas da MINUSTAH estão 10 mil soldados norte-americanos. Lula e Obama devem ser desmascarados. Por isso a todos os que não querem esperar até 21 de março, chamamos a construir conosco um ato em solidariedade ao povo do Haiti, pela retirada das tropas de ocupação em 21 de janeiro. Assim que fechados os detalhes, postamos aqui!

Hillary Clinton: EUA estarão no Haiti “ontem, hoje e sempre”

A afirmação acima dá calafrios. Ao enviar 10 mil soldados norte-americanos ao Haiti, tomar o controle dos aeroportos, estradas e do que sobrou do país, tudo indica que a desgraça no Haiti será usada pelos EUA para reforçar sua presença direta na região. Viria bem a calhar para o imperialismo: se utilizaria da legitimidade do clamor de ajuda humanitária para fincar os pés na América Latina. Combina com a instalação nas 7 novas bases militares na Colômbia.

Uma coisa é clara: os EUA buscam impedir com sua presença que a pobreza a que submeteram o Haiti há tempos exploda em uma rebelião social. Qualquer um pode deduzir sem muito esforço que eles estão lá para reprimir, e não para ajudar. Mas será que também não estariam aproveitando a tragédia para se instalar no Haiti, e com sua presença pressionar Cuba, que fica logo ali ao lado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário